Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

DESENHO DE URBANISMO - INTERDISCIPLINAR CRITÉRIOS

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
TRABALHO INTERDISCIPLINAR
TURMA: 2° período
Valor: 6,0 pontos
DISCIPLINAS: Desenho de Urbanismo – Professor Clayton F. Carili
                           Desenho Ambiental – Professor Adailson Pinheiro Mesquita
                        Teoria e critica da arquitetura – Professora. Márcia Cristina Medeiros
TRABALHO EM GRUPO DE  10 PESSOAS
OBJETIVO: Entendimento da cidade a partir da análise da área central buscando através das disciplinas a fins definir a formação da cidade a partir do seu traçado, parcelamento do solo, ruas, mobilidade urbana, preservação do patrimônio cultural e desenho ambiental.
FORMA DE TRABALHO: Será fornecido aos alunos a definição de seis subáreas da área central da cidade para serem divididas entre as equipes – 1 subárea para cada equipe. As equipes farão levantamentos em loco, a partir das áreas definidas.  parcelamento do solo e o aerofotogramétrico apresentado em sala devendo ser levantado os seguintes itens e /ou análises:
1.    Usos – comercial , residencial, misto, serviços
2.    Gabaritos – um pavimento, dois pavimento, três pavimentos , etc
3.    Mobilidade Urbana – acessibilidade nas calçadas e nos edifícios – rampa, piso tátil
4.    Equipamentos urbanos – pontos de ônibus, bancos, telefones públicos, caixas de correio, lixeiras;
5.    Arborização; insolação, análise visual da área (paisagem urbana), Marcos, nós, percursos, limites e bairros; comportamento ambiental,
6.    Evolução urbana da área (história e conceitos)
7.    Análise da paisagem urbana: elementos psicológicos do espaço, ambiência (conforto térmico, insolação, arborização)
8.    Análise das tipologias arquitetônicas presentes na área
As informações de cada parte das subáreas levantadas deverão ser disponibilizadas aos alunos de todos os grupos até o dia 27 de outubro.
A figura abaixo mostra as respectivas subáreas a serem estudadas na área central.


FORMA DE APRESENTAÇÃO: os grupos irão apresentar o banner seguindo as especificações do trabalho interdisciplinar com o diagnóstico da área de estudo que constará de textos e fotos e com croquis.
Cada equipe deverá desenvolver a maquete das quadras levantadas na escala 1:500, contendo a rua, calçada, parcelamento do solo e ocupação com a colocação dos volumes na maquete em escala. Deverá ser apresentado a topografia. A maquete deverá ser confeccionada OBRIGATORIAMENTE EM PAPELÃO ORLY (CINZA) de 2 mm sendo colado o mapa de usos e ocupação do solo das quadras estudadas contendo a rua, o passeio e a volumetria em ISOPOR.
A maquete deverá ser única para cada grupo com as SEIS quadras trabalhadas identificado o número das quadras para que na apresentação que seja montado uma maquete única da turma.

Nenhum comentário: