domingo, 14 de fevereiro de 2016

PROJETO DE ARQUITETURA V- HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL PRÉ REQUISITOS PROJETO




PROJETO DE ARQUITETURA V- PRÉ-REQUISITOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA

TEMA: Habitação de interesse Social, Bairro Multifuncional e parque.

INTERDISCIPLINARIDADE: A partir da definição da área a ser projetada, o bairro multifuncional em Uberlândia/MG será definido pelas duplas. A área e/ou áreas a serem implantadas as unidades de habitações de interesse social farão parte do PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA, sendo um conjunto habitacional de interesse social que obrigatoriamente deverá ter tipologias diversas – casas térreas, casas geminadas, unidades multifamiliares de até quatro pavimentos.

OBJETIVO: Definir tipologias diferentes para as unidades habitacionais, tornando o conjunto mais agradável. A composição plástica e a sua implantação, juntamente com os diferentes tamanhos e volumes, proporcionarão atendimento à diversos tipos de famílias, e rendas variadas.

·           Todas as habitações terão banheiros para Portador de Necessidades Especiais com pia, vaso, chuveiro, permitindo acessibilidade na unidade habitacional. As portas serão obrigatoriamente de 80 cm permitindo assim a acessibilidade aos cômodos. A acessibilidade plena (somente uma porcentagem das unidades habitacionais terão acessibilidade completa). Todos os banheiros deverão ser adaptados para PNE. Necessidade essa que vai de encontro com a tendência do envelhecimento da população brasileira e o aumento da expectativa de vida. 

·           Será seguida com pré-requisito mínimo às especificações do PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA, Caixa Econômica Federal, porém o tamanho das unidades será estipulados pelos professores neste documento.

·           Atender ao Manual de Desenho Universal – Elaborado pelo governo do Estado de São Paulo.

·           As tipologias das unidades SERÃO OBRIGATÓRIAMENTE TIPOLOGIAS MISTAS (unidades térreas, unidades geminadas, unidades multifamiliares com até quatro pavimentos), sendo que estas deverão proporcionar maior dinamismo volumétrico e possibilidades diversas de composição da paisagem urbana a ser gerada. A implantação será definida pelas duplas, não sendo necessária a divisão dos lotes.

·           O projeto DEVERÁ OBRIGATORIAMENTE CONTAMPLAR pelo menos QUATRO TIPOS DE UNIDADES HABITACIONAIS sendo que não será permitido ultrapassar as áreas previstas do pré-requisito solicitado, sendo estas áreas definidas como áreas úteis (áreas sem as paredes internas e externas somatória das áreas interna dos cômodos de uma unidade habitacional):

1.     UNIDADE HABITACIONAL TIPO 1 - UNIDADES COM ACESSIBILIDADE PLENA, sendo de 3 quartos, de até 70 m² sendo que nestas unidades privilegiarão, O DESENHO UNIVERSAL em todos os cômodos – 20% DAS UNIDADES;

2.     UNIDADE HABITACIONAL TIPO 2 - UNIDADES COM DOIS QUARTOS sendo que nestas unidades a área máxima de 42 m²;

3.     UNIDADE HABITACIONAL TIPO 3 -  UNIDADES COM TRÊS QUARTOS sendo que nestas unidades a área máxima de 51 m²;

4.     UNIDADE HABITACIONAL TIPO 4 -  UNIDADE COM UM QUARTO, sendo que nestas unidades a área máxima de 35 m²10% DAS UNIDADES;





PROGRAMA DE NECESSIDADE BÁSICO DAS UNIDADES

O número de unidades habitacionais: 380 unidades.

UNIDADE HABITACIONAL TIPO 1 E TIPO  3:
1. Sala;
2. Cozinha;
3. Lavanderia;
4. Três quartos;
5. Banheiro – ACESSIBILIDADE PLENA.
SENDO QUE NA UNIDADE 1 O APARTAMENTO É MAIOR PARA POSSIBILITAR O DESENHO UNIVERSAL.

UNIDADE HABITACIONAL TIPO 2:
1. Sala;
2. Cozinha;
3. Lavanderia;
4. Dois quartos;
5. Banheiro – ACESSIBILIDADE PLENA.

UNIDADE HABITACIONAL TIPO 4:
1.Sala conjugada com cozinha, lavandeira e quarto
2. Banheiro – ACESSIBILIDADE PLENA.

Será permitida, caso necessário, a construção de sacadas na tipologia de habitações multifamiliares, sendo a área das sacadas propostas de até a 8% da área útil das unidades habitacionais.

Número máximo de pavimentos – térreo, mais quatro pavimentos, sendo necessária a colocação de elevadores.

DEVERÁ SER PROJETADO E PROPOSTO ALGUNS EQUIPAMENTOS DE APOIO AO CONJUNTO DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL, SENDO QUE PELO MENOS DOIS DESTES EQUIPAMENTOS, DEVERÃO SER CONTEMPLADOS NO PROJETO, SÃO ELES:

1. Salão de festas;
2. Playground;
3. Pista de caminhada;
4. Ciclovia;
5. Equipamento esportivo
6. Estacionamento – 40% do número de unidades terá vaga de carro (152 vagas) disposta em bolsões de estacionamento.

      O objetivo do projeto é definir no bairro multifuncional, transporte público de qualidade, incentivo a utilização de bicicleta e oferta de comércio, serviço e trabalho no bairro.

Uberlândia, fevereiro de 2016

Professor Me. Clayton França Carili

Nenhum comentário: