domingo, 14 de setembro de 2014

PROJETO DE ARQUITETURA V - HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL




PROJETO DE ARQUITETURA V

TEMA: Habitação de interesse Social, Bairro Multifuncional e parque.

INTERDISCIPLINARIDADE: A partir da definição da área a ser projetada, o bairro multifuncional em Uberlândia/MG será definido pelas duplas. A área e/ou áreas a serem implantadas as unidades de habitações de interesse social farão parte do PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA, sendo um conjunto habitacional de interesse social que obrigatoriamente deverá ter tipologias diversas – casas térreas, casas geminadas, unidades multifamiliares de até quatro pavimentos.

OBJETIVO:  Definir tipologias diferentes para as unidades habitacionais, tornando o conjunto mais agradável. A composição plástica e a sua implantação, juntamente com os diferentes tamanhos e volumes, proporcionarão atendimento à diversos tipos de famílias, e rendas variadas.


PRÉ REQUISITOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

·           Todas as habitações terão banheiros para Portador de Necessidades Especiais com pia, vaso, chuveiro, permitindo acessibilidade na unidade habitacional. As portas serão obrigatoriamente de 80 cm permitindo assim a acessibilidade aos cômodos. A acessibilidade plena (somente uma porcentagem das unidades habitacionais terão acessibilidade completa). Todos os banheiros deverão ser adaptados para PNE. Necessidade essa que vai de encontro com a tendência do envelhecimento da população brasileira e o aumento da expectativa de vida. 

·           Será seguido com pré-requisito mínimo às especificações do PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA, Caixa Econômica Federal, porém o tamanho das unidades será estipulados pelos professores neste documento.

·           Atender ao Manual de Desenho Universal – Elaborado pelo governo do Estado de São Paulo.

·           As tipologias das unidades SERÃO OBRIGATÓRIAMENTE TIPOLOGIAS MISTAS (unidades térreas, unidades geminadas, unidades multifamiliares com até quatro pavimentos), sendo que estas, deverão proporcionar maior dinamismo volumétrico e possibilidades diversas de composição da paisagem urbana a ser gerada. A implantação será definida pelas duplas, não sendo necessário a divisão dos lotes.

·           O projeto DEVERÁ OBRIGATORIAMENTE CONTAMPLAR pelo menos QUATRO TIPOS DE UNIDADES HABITACIONAIS sendo que não será permitido ultrapassar as áreas previstas do pré-requisito solicitado, sendo estas áreas definidas como áreas úteis (áreas sem as paredes internas e externas, somatória das áreas interna dos cômodos de uma unidade habitacional):

1.     UNIDADE HABITACIONAL TIPO 1 -  UNIDADES COM ACESSIBILIDADE PLENA, sendo de 3 quartos, de até 70 m² sendo que nestas unidades privilegiarão, O DESENHO UNIVERSAL em todos os cômodos – 20% DAS UNIDADES;

2.     UNIDADE HABITACIONAL TIPO 2 - UNIDADES COM DOIS QUARTOS sendo que nestas unidades a área máxima de 42 m²;

3.     UNIDADE HABITACIONAL TIPO 3 -  UNIDADES COM TRÊS QUARTOS sendo que nestas unidades a área máxima de 51 m²;

4.     UNIDADE HABITACIONAL TIPO 4 -  UNIDADE COM UM QUARTO, sendo que nestas unidades a área máxima de 35 m²10% DAS UNIDADES;





PROGRAMA DE NECESSIDADE BÁSICO DAS UNIDADES

O número de unidades habitacionais: 380 unidades.

UNIDADE HABITACIONAL TIPO 1 E TIPO  3:
1. Sala;
2. Cozinha;
3. Lavanderia;
4. Três quartos;
5. Banheiro – ACESSIBILIDADE PLENA.
SENDO QUE NA UNIDADE 1 O APARTAMENTO É MAIOR PARA POSSIBILITAR O DESENHO UNIVERSAL.

UNIDADE HABITACIONAL TIPO 2:
1. Sala;
2. Cozinha;
3. Lavanderia;
4. Dois quartos;
5. Banheiro – ACESSIBILIDADE PLENA.

UNIDADE HABITACIONAL TIPO 4:
1.Sala conjugada com cozinha, lavandeira e quarto
2. Banheiro – ACESSIBILIDADE PLENA.

Será permitido, caso necessário, a construção de sacadas na tipologia de habitações multifamiliares, sendo a área das sacadas propostas de até a 8% da área útil das unidades habitacionais.

DEVERÁ SER PROJETADO E PROPOSTO ALGUNS EQUIPAMENTOS DE APOIO AO CONJUNTO DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL, SENDO QUE PELO MENOS DOIS DESTES EQUIPAMENTOS, DEVERÃO SER CONTEMPLADOS NO PROJETO, SÃO ELES:

1. Salão de festas;
2. Playground;
3. Pista de caminhada;
4. Ciclovia;
5. Estacionamento – 40% do número de unidades terá vaga de carro (uma para cada unidade contemplada dentro dos 40%

O objetivo do projeto é definir no bairro multifuncional, transporte público de qualidade, incentivo a utilização de bicicleta e oferta de comércio, serviço e trabalho no bairro.

A ÁREA A SER ESCOLHIDA DEVERÁ ESTAR INSERIDA NA ÁREA APRESENTADA AOS ALUNOS, SENDO QUE CADA DUPLA APRESENTARÁ SUA ÁREA COM A TOPOGRAFIA, ESTUDO DOS VENTOS, INSOLAÇÃO, PREVISÃO DE ÁREA A SEREM IMPLANTADAS AS HABITAÇÕES DE INTERRESSE SOCIAL.




ORIENTAÇÕES ESTUDO PRELIMINAR
FORMA DE APRESENTAÇÃO:
·         Formato A2 em folha de papel manteiga com margem, selo, número de pranchas com o nome do aluno, disciplina e professor;
·         No selo deverá constar o que está na prancha;
·         Desenho em escala livre, porém compatível para o entendimento;
·         Desenhos com tratamento coloridos;
O DESENHO PODERÁ SER APRESENTADO EM AUTOCAD, A MÃO E/OU UTILIZAR O SKETCHUP PARA PERSPECTIVAS
DATA PARA APRESENTAÇÃO: 8 A 13 DE OUTUBRO - TODOS DEVERÃO ENTREGAR NO DIA 8 DE OUTUBRO

SERÃO ENTREGUE PELOS ALUNOS E AVALIADOS OS SEGUINTES DESENHOS:


VALOR


CONTEÚDO A SER APRESENTADO NA V1
Qualidade da proposta de acordo com os itens solicitados: criatividade, resolução projetual,qualidade do projeto, atendeu ao programa solicitado, etc.
1,0 pontos
Conceito do projeto de habitação de interesse social e sua relação com a proposta apresentada;
Conceito do grupo.



2,0 pontos
Implantação - deverá constar: delimitação da área do bairro, ruas de acesso, topografia, norte magnético, localização das unidades habitacionais e os tipos de unidade-número de unidades, tipologias definidas e forma de implantação, legenda os tipos de unidades, quantidade de famílias atendidas, prováveis equipamentos e área verdes/Estudo de mancha, PORÉM BASTANTE DEFINIDO.

2,0 pontos
Planta com as tipologias definidas, contendo as quatro unidades habitacionais propostas por cada grupo sendo que na planta deverá ter layout, cota básica, área dos cômodos e tamanhos das janelas, circulação, elevadores e escada.
Sistema construtivo a ser utilizado.

2,0 pontos
Apresentar a volumetria com as soluções plásticas e de telhado de pelo menos duas unidades – multifaminiar e unifamiliar
Poderá ser utilizado o sketchup para perspectiva

TOTAL

7,O PONTOS

NOTA

Nenhum comentário: