segunda-feira, 6 de maio de 2013

DESENHO DE URBANISMO - INTERDISCIPLINAR REGRAS ESTABELECIDAS




TRABALHO INTERDISCIPLINAR
TURMA: 2° período – 2013/01
Valor: 6,0 pontos

TRABALHO EM GRUPO- JÁ FORMADOS OS GRUPOS EM SALA
OBJETIVO: Entendimento da cidade a partir da análise da área central buscando através das disciplinas a fins definir a formação da cidade a partir do seu traçado, parcelamento do solo, ruas, mobilidade urbana, preservação do patrimônio cultural ,identificação de estilos arquitetônico, desenho ambiental, e materiais de construção presentes na área.
FORMA DE TRABALHO: Será fornecido aos alunos a definição de sete subáreas da área central da cidade para serem divididas entre as equipes – 1 subárea para cada equipe. As equipes farão levantamentos em loco, a partir das áreas definidas, parcelamento do solo e o aerofotogramétrico apresentado em sala devendo ser levantado os seguintes itens e /ou análises:
1.    Apresentação dos seguintes mapas:
1.1.        Uso e Ocupação do solo – comercial , residencial, misto, serviços seguir as cores da maquete
1.2.        Plantas de Fundo-figura
1.2.1.   Destacar malha viária;
1.2.2.   Espaços Privados;
1.2.3.   Perfil Fundiário;
1.2.4.   Espaços Construídos;
Exemplo ver livro  - Introdução aos Desenho Urbano no Processo de Planejamento – Vicente Del Rio - Página 84

2.    Mobilidade Urbana – acessibilidade nas calçadas e nos edifícios – rampa, piso tátil com análise na área de estudo e apresentação de texto e fotos mostrando o tratamento destas áreas;

3.    Equipamentos urbanos – pontos de ônibus, bancos, telefones públicos, caixas de correio, lixeiras – mostrar se existe e a qualidade do mobiliário – fotos e texto

4.    Evolução urbana da área (história e conceitos)

5.    Análise da paisagem urbana: elementos psicológicos do espaço, ambiência (conforto térmico, insolação, arborização)


6.    Análise das tipologias arquitetônicas presentes em cada subárea – Onde for escolhida a quadra para o desenvolvimento do Sky line, deverá ser escolhida duas edificações de valor arquitetônico para ser analisada: estilo, histórico, identificação de elementos que caracterizam o estilo. Os imóveis escolhidos serão fotografados com seus detalhes, foto geral- fachadas descrevendo neste croqui os comentários a respeito da área, sendo apresentado também um croqui do imóvel e destacado os elementos presentes no estilo escolhido.

7.    Deverão ser fotografadas todas as fachadas de um quarteirão escolhido pela equipe dentro da subárea sendo registradas em seqüência para montagem do sky line possibiltando o entendimento da massa volumétrica e gabaritos da área.Nesta montagem deverão ser identificado os estilos presentes, ano da construção e traçado o Sky line abaixo da seqüência fotográfica identificando a massa volumétrica.

8.    Escolha de um imóvel dentro da área de estudo e definição dos materiais e processos utilizados na as construção, sendo mostrado fotos e descrito o material e o processo utilizado;

10. Maquete das quadras levantadas – subárea na escala 1:1000 com escala gráfica e norte magnético contendo a rua, calçada, parcelamento do solo e ocupação com a colocação dos volumes na maquete em escala, sendo que as edificações de valor arquitetônico deverão ser destacada . Deverá ser apresentada a topografia. A maquete deverá ser confeccionada OBRIGATORIAMENTE EM PAPEL PARANA de 2 mm sendo colado o mapa de usos e ocupação do solo das quadras estudadas contendo a rua, o passeio e a volumetria em EVA vermelho na espessura de 4 mm. Na maquete deverá ser colocada a indicação dos usos com alfinete nas cores:
Uso comercial - VERMELHO
Uso residencial - AMARELO
Uso Misto – LARANJA
Uso Institucional – BRANCO
Uso de Serviço - Azul

-O projeto do ateliê de desenho ambiental e seu entorno deve ser apresentado em pranchas, maquete analítica e o memorial descritivo com especificação sumária. Cada grupo terá liberdade para usar qualquer recurso de programação visual que domine, para proporcionar a necessária qualidade de apresentação final das peças gráficas, desde que não faltem as informações técnicas do desenho arquitetônico. No memorial deve constar a trajetória criativa do aluno, o conceito do projeto, a descrição do partido arquitetônico adotado e especificação de materiais. Nas peças gráficas deve haver uma síntese das informações contidas no memorial, porém, estas não dispensarão o texto do memorial desenvolvido em separado. Os desenhos devem ter escala de, no mínimo, 1:50, e deve constar, entre os desenhos, planta-baixa, cortes (no mínimo dois), todas as fachadas (4) e perspectivas (no mínimo duas). A maquete deve permitir a retirada da cobertura para possibilitar a visão das partes internas da construção. O que está sendo aqui chamado de Maquete Analítica.- Nas pranchas deverão ter croquis tanto com relação a análise do espaço urbano quanto do projeto do ateliê que será apresentado.
             
FORMA DE APRESENTAÇÃO: os grupos irão apresentar as pranchas seguindo as especificações do trabalho interdisciplinar com o diagnóstico da área de estudo que constará de textos e fotos e com croquis. As pranchas deverão ter formatação única mostrando a unidade do trabalho e a apresentação da maquete tanto de urbano quanto de arquitetura.

Nenhum comentário: