Disciplina: - PROJETO DE URBANISMO III E PLANEJAMENTO CIDADES
E REGIÕES URBANAS II
Professora: Carolina Lemos Carraro e Clayton França
Carili
Turma: 6º período
Entrega das pranchas A1 e apresentação do
trabalho
Dia: 02/10 – grupos 1, 2, 3 e 4
Dia: 05/10 – grupos 5, 6, 7 e 8
- Localização da Área na Cidade
- Zoneamento - de acordo com a lei 523/11
- Anexo VI - quadro de adequação dos usos às zonas
- Anexo VII – volumetria
- Sistema Viário - de acordo com a lei 10.686/10 e Transporte
- Hierarquia:
§ Rodovias, Anel Viário
e Ferrovias;
§ Via Estrutural;
§ Via Arterial;
§ Via de Transposição;
§ Via Coletora;
§ Via Local;
§ Via Marginal;
§ Ciclovia ou
Ciclofaixa;
§ Via de Pedestre;
§ Via de Serviço;
§ Rotas Urbanas de
Carga (RUC);
- Direcionamento das vias
- Transporte coletivo
§ Linha de ônibus (azul
claro)
§ Terminal de ônibus
§ Ponto de ônibus
- Equipamentos Urbanos
- Mobilidade Urbana
- Uso do Solo – de acordo com a lei 525/11 (anexo III)
- Habitacional (amarelo)
- Comercial (laranja)
- Serviços (vermelho)
- Equipamentos Sociais e Comunitários (azul)
- Industrial (rosa)
- Recreação (verde)
- Vazios (branco)
- Ocupação do Solo – Gabarito
- Vazios (branco)
- 1 a 2 pavimentos (amarelo)
- 3 a 5 pavimentos (rosa)
- 6 a 10 pavimentos (laranja)
- 11 a 15 pavimentos (vermelho)
- + 15 pavimentos (vinho)
- Estado de Conservação
- Ótimo (amarelo)
- Bom (laranja)
- Regular (vermelho)
- Péssimo (marrom)
- Levantamento Fotográfico – desenhar Skyline
- Memorial de Análise
- Evolução urbana da área
- Análise das tipologias arquitetônicas existentes
REVITALIZAÇÃO
DA ÁREA DO ENTORNO DO ESTÁDIO JUCA RIBEIRO – DESENHO DE URBANISMO E PERCEPÇÃO
URBANA
ROTEIRO
PARA ELABORAÇÃO DO DIAGNÓSTICO
Objetivo:
Estudar as características da área de forma a
compreender o estado físico-espacial atual como resultado de uma evolução e em
relação às características sociais da comunidade. Elaborado o diagnóstico,
estudar-se-á uma proposta de desenho urbano sustentável para a área em questão, que levará ao
estabelecimento de padrões de desenho urbano baseado nos conceitos de
sustentabilidade e decisões de projeto, tais como a definição da malha viária,
tipologia de novos quarteirões e tipologias edilícias. Essas decisões não
implicam necessariamente na recriação da arquitetura vernacular mas na atuação
responsável do arquiteto enquanto criador da nova forma construída integrado-a àquela existente.
1.
Contextualização:
Contextualização
da área dentro da cidade, abordando seus aspectos demográficos e geográficos (áreas, população,
densidades(hab/ha), número de unidades habitacionais), sociais e econômicos
(Classes de renda ou outros indicadores), históricos, entre outros.
2.
Estudo da morfologia da área:
Para
este estudo será necessário a confecção de plantas figura fundo da área a ser
feito o diagnóstico além dos mapas solicitados pela professora da disciplina de
projeto de urbanismo, os mapas para complementar o diagnóstico são:
- Mapa 01.Representando malha viária,
- Mapa 02. Espaço privado,
- Mapa 03.Perfil fundiário (parcelamento do solo)
- Mapa 04.Espaço construído.
- Mapa 05. Inventário e categorização das tipologias das edificações (realizado através desenhos e fotos antigas e atuais de esquinas, comércios, residências, instituições, observando a riqueza dos planos visuais nos deslocamentos, atrações visuais, etc.). Demarcar edificações e visadas importantes no mapa e colocar foto indicativa com legenda
CASO
A EQUIPE TENHA DÚVIDAS COMOS ERÁ A CONFECÇÀO DO MAPA VER CAPÍTULO 5 DO LIVRO INTRODUÇÃO
AO DESENHO URBANO – VICENTI DEL RIO – PÁG. 84
Este
estudo comprenderá as 4 categorias de análise propostas por DEL RIO (1990).
a - Crescimento:
Através
de estudos históricos, plantas temáticas e análise visual, observar o tipo de
crescimento da área, os elementos estruturadores deste crescimento, as
condições do tecido urbano e as suas limitações.
Realizar
um cruzamento das plantas temáticas de sistema viário, uso do solo e altura
para análise da tipolologia da forma
construída tentando descobrir tendências de uso comercial, residencial e
institucional e padrões de consolidação, verticalização das edificações,
espaços de excelência como pontos de encontro, etc.
b - Traçado e parcelamento:
Através
das plantas temáticas, observar a
estrutura fundiária, os principais estruturadores do tecido urbano e suas
formas e dimensões (lotes, quateirões e ruas), facilidades ou dificuldades de
circulação e acessibilidade e quais os efeitos disto.
c - Tipologias dos elementos urbanos:
Observar
as escalas e tipologias edilícias presentes na área comparando-as entre si,
estabelecendo paralelos para futuros exercícios projetuais.
d - Articulação dos elementos:
Analisar
os tipos e intensidades de interrelacionamento entre os elementos estruturantes
segundo
os temas: Dimensões públicas e privadas.
Esta
análise busca diagnosticar a intensidade das dimensões públicas e privadas
existentes na área e denotadas através de seus espaços destinados ou
apropriados para tais finas. Esta análise pode ser realizada através do estudo
das plantas da área.
3. Análise visual da área
A
análise visual se dará juntamente com a elaboração do inventário de tipologias
edilícias. A análise será feita sobre
fotos a serem realizadas na área buscando captar nas fotos os efeitos que os
locais possam trazer para os cidadãos, considerando as três maneiras pelas
quais, segundo CULLEN apud DEL RIO
(1990), o meio ambiente pode gerar
respostas emocionais: Ótica, Lugar e Conteúdo.
4. Percepção do meio ambiente
Para
o estudo da percepção do meio ambiente o grupo aplicará uma metodologia de
pesquisa de imagem da área junto aos habitantes da mesma. Serão utilizados
questionários e solicitações para desenho de um mapa mental da área aos
entrevistados. Após a realização das pesquisas todos os grupos cruzarão os
mapas para identificação das imagens coletivas da área e seus elementos mais
com maior ou menor importância.
- Mapa 6. O produto desta fase deverá ser um mapa da forma visual destacando os cinco elementos, que segundo LYNCH apud DEL RIO (1990), são considerados mais improtantes nas estruturação da imagem urbana (marcos, nós, distritos, limites e percursos).
O
modelo de questionário a ser utilizado
na pesquisa é proposto a seguir e baseia-se no modelo elaborado por BARBOSA
& VIANNA (1984) em trabalho realizado em Brasília-DF. O questionário e as
alternativas para as respostas podem sofrer modificações pelos grupos desde que
sejam aplicados questionários iguais no dia da pesquisa.
O
questionário constará de oito perguntas divididas do seguinte modo, a partir de
sua abordagem. 6 questões serão objetivas e oferecerão uma série de
alternativas para respostas. A sétima
questão é uma solicitação para que o entrevistado limite o seu bairro
através de um mapa ou oralmente para o entrevistador. A oitava questão é a
elaboração de um mapa mental da área pelo entrevistado, cabendo ao
entrevistador explicar devidamente como realizar esta tarefa. Na nona questão o entrevistador deverá solicitar
ao entrevistado que mencione algum
quesito a mais que não tenha sido abordado ou sua opinião sobre as qualidades e
problemas da área em questão.
As
questões versarão sobre os seguintes temas:
1.
Elementos caracterizadores do espaço
2.
Orientabilidade
3 e
4. Espaços e uso
5.
Transformações do espaço
6.
Participação da população
7.
Abairramento
8.
Mapa mental
9.
Complementos e opinião da população sobre problemas e qualidades da área
5. Comportamento ambiental
O
grupo deverá realizar observações sistemáticas levadas a cabo através das
entrevistas, mapas temáticos e estudos dos costumes da população local. As
temáticas de investigação seguirão a proposta de DEL RIO (1990), ou Seja:
1.
Sequências comportamentais
2.
Palcos de ação
3.
Atividades específicas
4.
Territórios.
CADA ALUNO IRA APLICAR
NA ÁREA DE ESTUDO QUESTIONÁRIO SENDO 10 ENTREVISTADO PARA CADA ALUNO SENDO QUE
AS ENTREVISTA SERÃO ENTREGUES NO DIA 17 DE SETEMBRO PARA CRUZAMENTO DE DADOS E
POSSIBILITAR A ELABORAÇÃO DO MAPA 6
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