sábado, 8 de setembro de 2012

PLANEJAMAMENTO CIDADES E REGIÕES URBANAS II E PROJETO DE URBANISMO III - CONFIRA DIAGNÓSTICO A SER FEITO PARA AS DISCIPLINAS



Disciplina: - PROJETO DE URBANISMO III E PLANEJAMENTO CIDADES E REGIÕES URBANAS II
Professora: Carolina Lemos Carraro e Clayton França Carili
Turma: 6º período

Entrega das pranchas A1 e apresentação do trabalho
Dia: 02/10 – grupos 1, 2, 3 e 4
Dia: 05/10 – grupos 5, 6, 7 e 8

  1. Localização da Área na Cidade

  1. Zoneamento - de acordo com a lei 523/11
    • Anexo VI - quadro de adequação dos usos às zonas
    • Anexo VII – volumetria

  1. Sistema Viário - de acordo com a lei 10.686/10 e Transporte
    • Hierarquia:
§  Rodovias, Anel Viário e Ferrovias;
§  Via Estrutural;
§  Via Arterial;
§  Via de Transposição;
§  Via Coletora;
§  Via Local;
§  Via Marginal;
§  Ciclovia ou Ciclofaixa;
§  Via de Pedestre;
§  Via de Serviço;
§  Rotas Urbanas de Carga (RUC);
    • Direcionamento das vias
    • Transporte coletivo
§  Linha de ônibus (azul claro)
§  Terminal de ônibus
§  Ponto de ônibus
    • Equipamentos Urbanos
    • Mobilidade Urbana

  1. Uso do Solo – de acordo com a lei 525/11 (anexo III)
    • Habitacional (amarelo)
    • Comercial (laranja)
    • Serviços (vermelho)
    • Equipamentos Sociais e Comunitários (azul)
    • Industrial (rosa)
    • Recreação (verde)
    • Vazios (branco)

  1. Ocupação do Solo – Gabarito
    • Vazios (branco)
    • 1 a 2 pavimentos (amarelo)
    • 3 a 5 pavimentos (rosa)
    • 6 a 10 pavimentos (laranja)
    • 11 a 15 pavimentos (vermelho)
    • + 15 pavimentos (vinho)

  1. Estado de Conservação
    • Ótimo (amarelo)
    • Bom (laranja)
    • Regular (vermelho)
    • Péssimo (marrom)

  1. Levantamento Fotográfico – desenhar Skyline

  1. Memorial de Análise
    • Evolução urbana da área
    • Análise das tipologias arquitetônicas existentes

REVITALIZAÇÃO DA ÁREA DO ENTORNO DO ESTÁDIO JUCA RIBEIRO – DESENHO DE URBANISMO E PERCEPÇÃO URBANA
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO DIAGNÓSTICO

Objetivo:
 Estudar as características da área de forma a compreender o estado físico-espacial atual como resultado de uma evolução e em relação às características sociais da comunidade. Elaborado o diagnóstico, estudar-se-á uma proposta de desenho urbano sustentável  para a área em questão, que levará ao estabelecimento de padrões de desenho urbano baseado nos conceitos de sustentabilidade e decisões de projeto, tais como a definição da malha viária, tipologia de novos quarteirões e tipologias edilícias. Essas decisões não implicam necessariamente na recriação da arquitetura vernacular mas na atuação responsável do arquiteto enquanto criador da nova forma construída  integrado-a àquela existente.

1.  Contextualização:
Contextualização da área dentro da cidade, abordando seus aspectos demográficos e  geográficos (áreas, população, densidades(hab/ha), número de unidades habitacionais), sociais e econômicos (Classes de renda ou outros indicadores), históricos, entre outros.

2.  Estudo da morfologia da área:
Para este estudo será necessário a confecção de plantas figura fundo da área a ser feito o diagnóstico além dos mapas solicitados pela professora da disciplina de projeto de urbanismo, os mapas para complementar o diagnóstico são:
  • Mapa 01.Representando malha viária,
  • Mapa 02. Espaço privado,
  • Mapa 03.Perfil fundiário (parcelamento do solo)
  • Mapa 04.Espaço construído.
  • Mapa 05. Inventário e categorização das tipologias das edificações (realizado através desenhos e fotos antigas e atuais de esquinas, comércios, residências, instituições, observando a riqueza dos planos visuais nos deslocamentos, atrações visuais, etc.). Demarcar edificações e visadas importantes no mapa e colocar foto indicativa com legenda
  •  
CASO A EQUIPE TENHA DÚVIDAS COMOS ERÁ A CONFECÇÀO DO MAPA VER CAPÍTULO 5 DO LIVRO INTRODUÇÃO AO DESENHO URBANO – VICENTI DEL RIO – PÁG. 84

Este estudo comprenderá as 4 categorias de análise propostas por DEL RIO (1990).
a - Crescimento:
Através de estudos históricos, plantas temáticas e análise visual, observar o tipo de crescimento da área, os elementos estruturadores deste crescimento, as condições do tecido urbano e as suas limitações.  

Realizar um cruzamento das plantas temáticas de sistema viário, uso do solo e altura para  análise da tipolologia da forma construída tentando descobrir tendências de uso comercial, residencial e institucional e padrões de consolidação, verticalização das edificações, espaços de excelência como pontos de encontro, etc.
b - Traçado e parcelamento:
Através das plantas temáticas,  observar a estrutura fundiária, os principais estruturadores do tecido urbano e suas formas e dimensões (lotes, quateirões e ruas), facilidades ou dificuldades de circulação e acessibilidade e quais os efeitos disto.
c - Tipologias dos elementos urbanos:
Observar as escalas e tipologias edilícias presentes na área comparando-as entre si, estabelecendo paralelos para futuros exercícios projetuais.
d - Articulação dos elementos:
Analisar os tipos e intensidades de interrelacionamento entre os elementos estruturantes
segundo os temas: Dimensões públicas e privadas.
Esta análise busca diagnosticar a intensidade das dimensões públicas e privadas existentes na área e denotadas através de seus espaços destinados ou apropriados para tais finas. Esta análise pode ser realizada através do estudo das plantas da área.

3. Análise visual da área
A análise visual se dará juntamente com a elaboração do inventário de tipologias edilícias.  A análise será feita sobre fotos a serem realizadas na área buscando captar nas fotos os efeitos que os locais possam trazer para os cidadãos, considerando as três maneiras pelas quais, segundo CULLEN apud DEL RIO (1990), o meio ambiente  pode gerar respostas emocionais: Ótica, Lugar e Conteúdo.

4. Percepção do meio ambiente
Para o estudo da percepção do meio ambiente o grupo aplicará uma metodologia de pesquisa de imagem da área junto aos habitantes da mesma. Serão utilizados questionários e solicitações para desenho de um mapa mental da área aos entrevistados. Após a realização das pesquisas todos os grupos cruzarão os mapas para identificação das imagens coletivas da área e seus elementos mais com maior ou menor importância.

  • Mapa 6. O produto desta fase deverá ser um mapa da forma visual destacando os cinco elementos, que segundo LYNCH apud DEL RIO (1990), são considerados mais improtantes nas estruturação da imagem urbana (marcos, nós, distritos, limites e percursos).

O modelo de questionário  a ser utilizado na pesquisa é proposto a seguir e baseia-se no modelo elaborado por BARBOSA & VIANNA (1984) em trabalho realizado em Brasília-DF. O questionário e as alternativas para as respostas podem sofrer modificações pelos grupos desde que sejam aplicados questionários iguais no dia da pesquisa.

O questionário constará de oito perguntas divididas do seguinte modo, a partir de sua abordagem. 6 questões serão objetivas e oferecerão uma série de alternativas para respostas. A sétima  questão é uma solicitação para que o entrevistado limite o seu bairro através de um mapa ou oralmente para o entrevistador. A oitava questão é a elaboração de um mapa mental da área pelo entrevistado, cabendo ao entrevistador explicar devidamente como realizar esta tarefa. Na  nona questão o entrevistador deverá solicitar ao  entrevistado que mencione algum quesito a mais que não tenha sido abordado ou sua opinião sobre as qualidades e problemas da área em questão.

As questões versarão sobre os seguintes temas:
1. Elementos caracterizadores do espaço
2. Orientabilidade
3 e 4. Espaços e uso
5. Transformações do espaço
6. Participação da população
7. Abairramento
8. Mapa mental
9. Complementos e opinião da população sobre problemas e qualidades da área

5. Comportamento ambiental
O grupo deverá realizar observações sistemáticas levadas a cabo através das entrevistas, mapas temáticos e estudos dos costumes da população local. As temáticas de investigação seguirão a proposta de DEL RIO (1990), ou Seja:
1. Sequências comportamentais
2. Palcos de ação
3. Atividades específicas
4. Territórios.

CADA ALUNO IRA APLICAR NA ÁREA DE ESTUDO QUESTIONÁRIO SENDO 10 ENTREVISTADO PARA CADA ALUNO SENDO QUE AS ENTREVISTA SERÃO ENTREGUES NO DIA 17 DE SETEMBRO PARA CRUZAMENTO DE DADOS E POSSIBILITAR A ELABORAÇÃO DO MAPA 6

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