Pesquisar este blog

sábado, 11 de fevereiro de 2012

PROJETO DE URBANISMO II - CONFIRA LEITURAS E TRABALHOS A SEREM DESENVOLVIDOS - DATAS E CONTEÚDO


SEMINÁRIOS DE ESTUDO DA MICRORREGIÃO DE UBERLÂNDIA
1° Seminário 

Objetivo:
            Estudar e conhecer a microrregião de Uberlândia que está inserida na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba em seus diversos aspectos para o conhecermos o território a serem trabalhadas, as possíveis vocações da cidade a ser projetada.

A pesquisa será em GRUPO.

A pesquisa será feita em diversos aspectos que são:
LEITURA DE TEXTO :  TODOS OS ALUNOS MATRICULADOS NA DISCIPLINA DE PROJETO DE URBANISMO II – LEITURA OBRIGATÓRIA

ASPECTOS HISTÓRICOS
Leitura do texto: LOURENÇO, Luis Augusto Bustamante. OS PRIMEIROS TEMPOS DO VIVER URBANO – PÁG. 282- 340

DATA DO DEBATE EM SALA DE AULA
16 de FEVEREIRO DE 2012.

GRUPO A
           
ASPECTOS NATURAIS

Deverão ser apresentadas em mapa as cidades que compõem a microrregião de Uberlândia/MG, com a idade das cidades, emancipação e população.
 Levantar os aspectos naturais da microrregião de Uberlândia definindo o relevo e o que compõem este elemento, hidrografia, clima e todos os demais aspectos desta área. Utilizar mapas, gráficos e fotos com relação a este aspecto. Mostrar como estes aspectos naturais influenciaram a formação das cidades da microrregião.


DATA DE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

23 DE FEVEREIRO DE 2012.

GRUPO B
           
ASPECTOS ECONÔMICOS

Deverão ser levantados os aspectos econômicos da microrregião de Uberlândia, analisado a “vocação” econômica dos municípios, comércio, agricultura e a geração de empregos nestas cidades. Qual é o predomínio na microrregião com relação as atividades econômicas desenvolvidas e a influencia destas atividades para as cidades e a região estudada. Utilizar mapas, gráficos, fotos e dados estatísticos, porém fazendo uma análise do panorama econômico da microrregião e a influência para expansão das cidades e para o surgimento de uma nova cidade projetada na microrregião. 

DATA DE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

24 DE FEVEREIRO DE 2012

GRUPO C
           
ASPECTOS DE TRANSPORTE
Deverão ser levantadas informações sobre os sistemas de transporte da microrregião de Uberlândia, definindo as principais rodovias, ferrovias, aeroportos, ou seja, o transporte terrestre, aéreo e fluvial da área estudada. A bicicleta como meio de transporte nestas cidades e se são preparadas com relação a ciclovias, No caso de Uberlândia que deve ser a única cidade da microrregião onde existe a ciclovia, levantar quais são as vias que possuem este tipo de transporte   apresentar em mapa, fotografar e mostrar como é a ciclovia- ciclo faixas?, ciclovia? Há uma conexão com o sistema viário? Pesquisar qual é a diferença entre cilcovia e ciclo faixa e colocar fotos com exemplos em outras cidades brasileiras e /ou em outros países.  Qual é a importância deste transporte e o que podemos buscar utilizar nas cidades a ser projetada.
Indicação de livro para pesquisa: As Linhas do Tecido Urbano – Prof. Adailson Pinheiro Mesquita e Hermiton Quirino da Silva.
Explorar as informações mostrando mapas viário, hidrográfico e se algum rio são navegável, deverá ser feito um paralelo entre a localização da microrregião com relação ao país, as vias de ligação BR e MG e a influencias do transporte com o desenvolvimento econômico

DATA DE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO
01 DE MARÇO DE 2012
GRUPO D
           
ASPECTOS ANTRÓPICOS - interferência do homem no meio ambiente

Deverão ser levantadas na microrregião de Uberlândia, as barragens existentes, agricultura, pecuária, usinas de álcool, levando em consideração o que estes aspectos interferem na área a ser projetado à cidade. Apresentar fotos, mapas, gráficos, etc.

DATA DE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO
02 DE MARÇO DE 2012



COMO DEVERÁ SER APRESENTADO O TRABALHO

DEVERÁ SER APRESENTAÇÃO EM DATASHOW CONSTANDO OS TRABALHOS DE TÓPICOS PARA SEREM EXPLICADOS PELOS GRUPOS, MAPAS, GRÁFICOS, FOTOS, ETC; ANALISANDO OS ASPECTOS DEFINIDOS EM CADA GRUPO.
O TRABALHO DEVERÁ SER COMPLETO ABORDANDO OS SEGUINTES ITENS:

·         NOME DO ASPECTO APRESENTADO;
·         NOME DO PROFESSOR;
·         NOME DO GRUPO
·         INTRODUÇÃO;
·         DESCRIÇÃO DOS ASPECTOS ABORDADOS;
·         CONCLUSÃO
·         BIBLIOGRÁFIA
VALOR: 1,5 PONTOS - MONTAGEM, CONTEÚDO E APRESENTAÇÃO- 0,5 CADA ITEM

SERÁ ENTREGUE UMA APRESENTAÇÃO NO CD E UM TEXTO ESCRITO PELA EQUIPE ABORDANDO OS ASPECTÓS ESTUDADOS SENDO FEITO UMA SINTESE QUE CONSTARÁ DE UM PANORAMA A RESPEITO DO TEMA ABORDADO E A IMPORTÂNCIA DESTE ASPECTOS PARA O PROJETO DE CIDADE
 VALOR: 1,0 PONTOS – CONTEÚDO E ABORADAGEM DO TEXTO DE ACORDO COM OS QUESITOS SOLICITADOS.




DEVERÁ SER FEITO PESQUISA NA ANVAPE, BILBIOTECAS UNITRI/UFU, SITES, TOMAR CUIDADO COM SITES PUBLICITÁRIOS DAS PREFEITURAS
TODOS OS RECURSOS NECESSÁRIOS PARA O BOM DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DEVERÁ SER UTILIZADO SENDO QUE A AVALIAÇÃO SERÁ FEITO A PARTIR DA ABORDAGEM DO ITENS SOLICITADOS.

Fevereiro 2012
Prof. Clayton França Carili


Nenhum comentário: