domingo, 3 de abril de 2011

PROJETO DE URBANISMO II - Projeto de Cidade

PROXÍMA AULA
VISTO
1. Imprimir topográfia na escala 1:20.000, de acordo com a definição pelos alunos em sala
2. Definição do conceito - cidade jardim
3. Definição da vocação da cidade
4. Apresentação dos estudos de caso para os colegas - grupos dos parcelamento do solo escolhidos, de onde são? Por que foram escolhidos?

Pré requisitos para o desenvolvimento do projeto de cidade


A partir da carta topográfica escolhida pelos alunos deverá ser desenvolvido o projeto de uma cidade para 20.000 habitantes com possibilidade de ampliação para 40.000 habitantes sendo que para o desenvolvimento da proposta deverá ser feito leitura referencial de projeto da cidade de Milton Keynes – Inglaterra, sendo a cidade projetada com os princípios da cidade jardim.
O projeto final deverá ser apresentado em pranchas A1 ou A0 com margem, nome das disciplinas, nome dos alunos sendo o projeto dobrado em formato A4 e entregue com a maquete. Deverá ser apresentado quantas pranchas forem necessárias para a compreensão do projeto, as pranchas deverão ter a topografia, norte magnético, escala sendo que deverá ser compatível para o entendimento da proposta.

O projeto deverá ter os seguintes itens:
1.Memorial descritivo da proposta com o conceito já definido, a vocação em que a cidade est sendo planejada e o que levou ao traçado e as definições projetuais alcançadas,
2.  Definição da hierarquia viária, o perfil das vias com ruas, canteiros, ciclovias, áreas verdes, etc.
3. Planta de Zoneamento das diversas áreas criadas com a definição de zonas, coeficientes de aproveitamento, taxa de ocupação, afastamentos e recuos das áreas definidas no projeto de cidade;As zonas definidas devem ter o mínimo – zona residencial, zona comercial, zona industrial, zona de Interesse Social,etc.
4.As zonas definidas devem ter o mínimo – zona residencial, zona comercial, zona industrial, zona de Interesse Social,etc.
5.Planta com a definição do arruamento, lotes, vias, áreas verdes;
6.Definição e apresentação dos principais lotes – dimensionamento;
7.Apresentação de quadro resumos com as zonas criadas e os coeficientes, recuos e afastamentos;
8.Definição dos principais equipamentos da cidade a partir da vocação definida e os seguintes equipamentos: prefeitura, fórum, Equipamento de Saúde (centro ou posto de saúde), posto policial, delegacia, igrejas, cemitério, etc.
9.Quadro resumo de áreas: áreas verdes – definir parques e praças, áreas institucionais, sistema viários
10.Definição do local da Estação de Tratamento de Água – ETA e da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE;
11.Deverá ser calculado os principais índices de ocupação dos lotes principais de cada zona definida no projeto para o entendimento da volumetria gerada a partir destes índices definidos no projeto;
12.Apresentação de pelo menos dois cortes na área trabalhada mostrando a topografia, as vias definidas e a máxima ocupação dos lotes em volumetria para o entendimento dos volumes gerados a partir da lei de uso e ocupação do solo prevista.
13.Definição dos vetores de crescimento
14.Maquete com a definição da topografia do terreno e a proposta da nova cidade.

Nenhum comentário: