Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

PROJETO APROVADO PELO CENTRO DE ESTUDOS URBANOS, CULTURAIS E DA PAISAGEM

O projeto foi aprovado pelo Prof. Adailson Pinheiro Mesquita que orientará o aluno bolsista Lucas Antunes Mesquita.
O Centro de Estudos Urbanos Culturais e da Paisagem está com 03 alunos bolsistas que trabalharão durante o ano de 2009. A eles bom trabalho e sucesso!!!!!!!!!!!!!!!
TÍTULO:Jogos computacionais em Planejamento da produção e planejamento urbano
PROBLEMA: Como o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos ligados ao Planejamento e controle da Produção e Planejamento urbano pode ser melhorado por meio da inserção de novas práticas pedagógicas ligadas a jogos computacionais que simulam situações reais e levam o aluno a interagir e refletir a partir das suas decisões.

OBJETIVOS: Elaborar 2 jogos computacionais ligados aos conteúdos das disciplinas de Planejamento e controle da Produção componente do Curso de engenharia de produção e Planejamento Urbano do curso de arquitetura e urbanismo.
Analisar as preferências dos educandos dos dois cursos objeto de estudo pelos modelos pedagógicos de aprendizagem.
Aplicar e analisar os resultados da utilização dos jogos de simulação nos dois cursos objetos de estudo.

METODOLOGIA: A metodologia utilizada para desenvolvimento da pesquisa constará de pesquisas bibliográfica e discussão com autores que já desenvolveram o tema a partir de visitas ao laboratório de engenharia de produção da Universidade Federal de Santa Catarina e a partir de contados por meio eletrônico. O diagnóstico das preferências dos educandos e professores será realizada por meio de pesquisas diretas (questionários e entrevistas). A cada fase de desenvolvimento dos softwares haverá simulações para orientação dos objetivos esperados.

CLICK AQUI - Confira o resultado da 10ª PREMIAÇÃO DE ARQUITETURA DE MINAS GERAIS/IAB

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Professor Clayton F. Carili em Visita a Secretária de Cultura de Estrela do Sul/MG - Confira a Notícia!!!!!


Em visita a Estrela do Su/MG, o professor Clayton entrou em contato com à Sra. Belkis Luciano de Almeida Amaral, Secretária de Cultura do município e na oportunidade foi entregue a cópia do PROJETO DE PESQUISA "A PRESERVAÇÃO DOS BENS CULTURAIS DE ESTRELA DO SUL: INVENTÁRIO DOS IMÓVEIS TOMBADOS DOS DISTRITOS E ZONA RURAL E LEVANTAMENTO ARQUITETÔNICO E HISTÓRICO DAS IGREJAS TOMBADAS DE ESTRELA DO SUL", aprovado pela FAPEMIG/Unitri que contempla Bolsa de Pesquisa a dois alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unitri sobe a coordenação do professor Clayton França Carili através do Centro de Estudos Urbanos, Culturais e da Paisagem - CEUCP.


O professor ressaltou a importância do projeto que documentará através do inventário os bens culturais já tombados dos distritos e da zona rural de Estrela do Sul/MG e o levantamento arquitetônico e histórico de todas as igrejas tombadas do município. Destacou a participação dos alunos na Pesquisa e Extensão e solicitou a parceria do município atraves do custeio de transporte e deslocamento dos alunos, auxiliando assim na execução dos trabalho que serão desenvolvidos de fevereiro de 2008 a fevereiro de 2009.


Na oportunidade o professor solicitou a parceria para a Exposição dos Projetos de Restauro que foram desenvolvidos pelos alunos do oitavo periodo, mostrando assim as possibilidades e as proposta desenvolvidas na Disciplina de Projeto e Restauro a partir do levantamento, estudo e do programa de necessidades solicitado para intervenção no bem cultural -Casarão da Família Mota Leite.


VAMOS AGUARDAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

CONFIRA O IMÓVEL QUE FOI RESTAURADO E HOJE SEDIA A CASA DA CULTURA DE ESTRELA DO SUL/MG

Os estrelensulenses ganharam um espaço especial dedicado a Cultura,o" Museu Municipal e a Casa de Cultura de Estrela do Sul" que foi inaugurada em Dezembro de 2009. Parabenizo a Prefeitura Municipal por este trabalho e desejo sucesso a nova Administração. Desejo que fomentem este local com várias atividades culturais, transformando o imóvel em local de convergência de toda a comunidade e dos visitantes em busca de cultura no município.
Sucesso!!!!!!!!!!!!!!

Fotos do Local - Vale a Pena visitar!!!!!!!!!!!!!!!


Vista da Casa de Cultura e Museu Municipal de Estrela do Sul/MG ao lado da Prefeitura Municipal de Estrela do Sul

Fachada Restaurada

Fachada Restaurada

Detalhe do madeiramento do telhado

Foto Interna do Salão de Exposições

sábado, 10 de janeiro de 2009

Patrimonio em Perigo - MOBILIZAÇÃO POPULAR : QUEREM DEMOLIR A BIBLIOTECA PÚBLICA DE UBERLÂNDIA

Mais uma vez um bem cultural de estimável valor para Uberlândia/MG está em perigo, estão cogitando a demolição da BIBLIOTECA PÚBLICA DE UBERLÂNDIA, localizada no Bairro do fundinho – local de memória e historias, onde funcionava a antiga rodoviária do município, hoje convergem as pessoas para estudo, pesquisa e busca de conhecimento. Tal fato em prol de uma melhoria urbana do fluxo de transportes, porém se de um lado houver está melhoria, do outro, haverá uma perda irreparável que apagará no tecido urbano e na memória da comunidade mais um bem cultural de estimável valor para a cidade. Portanto temos que dizer NÃO !!!!!!!!!!!!!!!!!! a mais uma afronta ao PATRIMÔNIO CULTURAL DE UBERLÂNDIA mobilizando todos e os órgãos e entidades representativas como Universidade, IAB, CREA, Promotoria Pública, para impedir mais destruição da memória e história dos uberlandense.

Projeto do Oitavo Período em Destaque - Projeto Interdisciplinar


O projeto foi desenvolvido nas Disciplinas de Restauro e Projeto de Arquitetura, sendo desenvolvido o Restauro do Casarão da Família Mota Leite em Estrela do Sul/ MG. O objetivo do projeto era o restauro do casarão e adequação de toda a área para a implantação de uma pousada. A aluna, Lorena de Lima Resende,destacou-se com seu projeto com o restauro do casarão onde este foi totalmente preservado, a localização do anexo e sua qualidade volumétrica assim como a área de lazer e entretenimento criada.

Planta do Casarão


Planta do Anexo

Vista do Casarão da Família Mota - Observa-se o Casarão Restaurado e os anexos



Vista do complexo que foi criado - Piscina, anexos

Vista do Jabuticabal

Vista da academia

Vista do Anexo - Chalés

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Projeto do Oitavo Período em Destaque - Projeto Interdisciplinar


O projeto foi desenvolvido nas Disciplinas de Restauro e Projeto de Arquitetura, sendo desenvolvido o Restauro do Casarão da Família Mota Leite em Estrela do Sul/ MG. O objetivo do projeto era o restauro do casarão e adequação de toda a área para a implantação de uma pousada. A aluna, Marcela Fleuri André de Melo ,destacou-se com seu projeto com o restauro do casarão onde foi implantada a pousada e a construção de anexos – restaurante, quiosque e um grande equipamento de lazer.

Planta do Casarão

Planta Restaurante

Perspectiva a partir da praça Virgilino Mota Leite
Perspectiva - Observa-se os anexos e o paisagismo
Perspectiva Casarão - Fachada posterior - praça Virgilino Mota Leita
Perspectiva do Anexo - Restaurante

Perspectiva Equipamentos de Lazer - Piscina, Quiosque


Perspectivas Bangalos

DESTAQUE PROJETO INTERDISCIPLINAR DO OITAVO PERIODO




























O projeto de restauração e adequação do Casarão da Família Mota em Estrela do Sul/MG é tombado pelo município onde foi tema das disciplinas de Restauro e Projeto de Arquitetura - Confira algumas imagens do projeto da Aula Marcela Fleuri.

domingo, 4 de janeiro de 2009

Cartilha de Educação Patrimonial - DESTAQUE DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2008


A equipe do oitavo periodo que desenvolveu está cartilha, parabéns pelo belo trabalho de criatividade e dedicação!!!!!!!!!!!!!!
Disciplina de Técnicas Retrospectivas









Cartilha de Educação Patrimonial



A cartilha foi desenvolvida pelos alunos do itavo periodo