Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Projeto de Pesquisa em andamento - Inventário dos Bens Culturais Tombados de Estrela do Sul/MG, sede do município


Resumo do Projeto
ALUNO BOLSISTA: Gabriela Pinheiro Roza
ALUNO VOLUNTÁRIA: Betina Piva
AGENTE FINANCIADOR: FAPEMIG

PROBLEMA: O conjunto arquitetônico e paisagistico de Estrela do Sul/MG e considerado na Constituição Mineira como Patrimônio de Minas Gerais e um dos unicos conjuntos arquitetônicos coloniais preservados na região do Triângulo Mineiro. São tombados pelo município, 68 imóveis, sendo 37 imóveis na sede e 31 nos distritos e na zona rural. Estes imóveis não possuem nenhuma documentação que os identifiquem não possuindo inventário e dossie dos bens culturais não tendo assim documentação alguma ficando estes a mercê de descaracterizações pela falta de documentação – inventário,diretrizes, definição de perímetro de entorno e tombamento.

OBJETIVOS
Inventariar, registrar e catalogar os bens tombados na sede do município de Estrela do Sul. Contribuir para o conhecimento da cultura local sob os aspectos histórico, físico, construtivo, observando sua transformação ao prol da salvaguarda dos bens culturais tombados e de diretrizes de intervenção e preservação.longo do tempo, o estado de conservação atual destes bens sendo o inventário o primeiro passo em em prol da salvaguarda dos bens culturais tombados e de diretrizes de intervenção e preservação.

METODOLOGIA
A metodologia para a execução do inventário é a análise dos registros documentais, pesquisas históricas; mapas, fotografias, identificando os bens culturais tombados na sede do município. Após a identificação serão feitas vistorias aos bens com o preenchimento de fichas para identificação do proprietário, endereço, ano de tombamento, histórico do bem, situação de ocupação, análise do entorno e ambiência, análise do estado de conservação, fatores de degradação, intervenções. Na execução do trabalho os proprietários serão entrevistados e será feita uma análise tipológica e evolutiva da formação urbana e arquitetônica da sede do município de Estrela do Sul.

Nenhum comentário: