Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de março de 2009

Exposição "Preservar é a Melhor Solução!" em Estrela do Sul







A exposição apresentou os Estudos Preliminares dos alunos do 8º período do Curso de Arquitetura e Urbanismo - Projeto de Adequação e Restauração do Casarão da Família Mota Leite no distrito de Santa Rita em Estrela do Sul, o casarão é de propriedade do prof. Mário Antônio Barauna que participou do projeto, sendo entrevistado pelos alunos que levantaram o programa de necessidades para o desenvolvimento da proposta.
A exposição contou com o apoio efetivo da Secretaria de Cultura e Turismo através da Sra. Belkis Luciano de Almeida Amaral. Foram expostos os trabalhos com a abertura no dia 9 de março de 2009 e nos dias 10,11,12 houveram visitas monitoradas com as escola do município, guidas pelos alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo que apresentaram a cartilha desenvolvida por um grupo de alunos e publicada pela município de Estrela do Sul. Foi discutido e explicado conceitos importantes com relação a preservação e distribuidas as cartilha.

O PROJETO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL "PRESERVAR É A MELHOR SOLUÇÃO" possibilitou o contato direto dos alunos com a importância do patrimônio da cidade de Estrela do Sul, possibilitando vivenciarem na prática como deve ser desenvolvido um projeto de educação patrimonial , que teve como parceiros a Prefeitura Municipal de Estrela do Sul, os alunos e professores do Curso de Arquitetura da Unitri.

O projeto é um exemplo de sucesso de parcerias em beneficio da proteção dos bens do município. A proposta alcançou plenamente seus objetivos interagindo alunos/ professores, funcionários públicos e comunidade na utilização de recursos didáticos para a divulgação/ proteção dos bens culturais de Estrela do Sul.

Agradeço a todos pela participação e o sucesso da Exposição foi graças a participação de vocês!!!!!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 4 de março de 2009

CONVITE EXPOSIÇÃO - PRESERVAR É A MELHOR SOLUÇÃO!!!



ESTUDOS PRELIMINARES – PROJETO DE RESTAURAÇÃO E ADEQUAÇÃO DO CASARÃO DA FAMÍLIA MOTA LEITE


9 a 20 de março de 2009

A exposição tem como objetivo despertar na comunidade estrelesulense para a importância de preservar seus bens culturais, valorizando a sua cultura local e inserindo estes no seu cotidiano, mostrando através dos Estudos Preliminares do Casarão da Família Mota Leite, tombado pelo município e localizado no distrito de Santa Rita, as possibilidades de ocupação do bem cultural através do restauro, adequação dos imóveis tombados e construção de novos anexos, preservando e trazendo vitalidade e ocupando o bem cultural.

Preservar é a melhor solução!! Leva a reflexão através dos estudos preliminares apresentados de um dos bens do município, porém nos faz refletir sobre as possibilidades de restauro, adequação, utilização de todos os imóveis tombados, tendo estes como atrativos que possibilitem a exploração comercial e turística, trazendo maior dinamismo e novas possibilidades ao patrimônio cultural da cidade de Estrela do Sul/MG.


FICHA TÉCNICA

Prefeitura Municipal de Estrela do Sul


Lycurgo Rafael Farini
Prefeito Municipal de Estrela do Sul

Belkis Luciano de Almeida Amaral
Secretária de Cultura e Tursmo

Júlia Cristina da Cunha
Divisão de Patrimônio Histórico de Estrela do Sul

Pedro Fernandes da Silva Neto
Mileidy Patrícia de Melo

Museu Municipal de Estrela do Sul



Centro Universitário do Triângulo – Unitri

Doralice Parreira da Nobrega Vaz
Prof. Gestora do Curso de Arquitetura e Urbanismo e Moda da Unitri

Clayton França Carili
Prof. do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unitri, Lider do Centro de Estudos Urbanos Culturais e da paisagem – CEUCP e responsável pelo Projeto

Mário Antônio Barauna
Prof. da Unitri, Proprietário do Bem Cultural


Sérgio Augusto Peixoto Pedrosa
Rógério Carvalho de Melo Franco
Paulo Sérgio Schaan Fidelis
Prof. Envolvidos no Projeto

Artur Bernardes
Danyessa Vidica Barcelos Silva
Jamile Salomão Silva
Leonardo Milagres Samora
Lorena Lima Rezende
Luiz Humberto Martins Silva
Mak Suell Cezar Carneiro
Marcel A. Rezende
Marcela Fleuri André de Melo
Mayara Marques Hopp
Natália Ceschim Morães
Pedro Caixeta G. Neto
Romulo Augusto Lopes Mesquita
Tatiana de Melo Vilarinho

Alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unitri