Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de maio de 2013

DESENHO DE URBANISMO - ESTUDO DE CASO



DESENHO DE URBANISMO - ATIVIDADE

A QUADRA E O LOTE

Data da Apresentação: 27 de junho



Roteiro para o desenvolvimento do proposta




A partir do loteamento definido deverá ser levantado na secretaria de planejamento do município e apresentada as seguintes informações:
1.Data e ano do loteamento
2.Tipo de malha existente – aberta, fechada, ortogonal, radiocentrica, etc.
3.Tipo de lote – convencional, fechado, regular, irregular
4.Planta do loteamento mostrando o traçado
Deverá ser apresentado o tamanho médio das quadra e dos lotes
5. Estudo da atual lei de uso e ocupação do solo mostrando que zona está o lotemento e as restrições urbanistica – Taxa de Oucpação, Coeficiente de Aproveitamento, etc
6.Escolher um lote da área e calcular a máxima ocupação com relação a Taxa de Ocupação e Coeficiente de Aproveitamento,

Apresentar os calculos e o desenho de como ficará a volumetria da máxima ocupação
7. Mostrar na planta do loteamento as áreas verdes e os equipamentos existentes,
8. Mostrar na planta os tipos de vias existentes e o tamanho das principais ruas;
9. Visitar o local e fotografar – vias, lotes, quadras, espaços verdes, etc.
OBRIGATÓRIO: FOTO COM A EQUIPE NO LOCAL
10. Croqui do cenário urbano da cidade – entrega individual em papel A4 com nome do grupo em envelope no dia da apresentação – um envelope por grupo
11. Colocar na apresentação os três croquis mais bonitos e significativos da área
APRESENTAÇÃO EM DATASHOW , CASO SEJA NECESSÁRIO A UTILIZAÇÃO DE PLANTAS ESTAS PODERÃO SER COLODAS NO QUADRO NO DIA DA APRESENTAÇÃO

DESENHO DE URBANISMO - INTERDISCIPLINAR REGRAS ESTABELECIDAS




TRABALHO INTERDISCIPLINAR
TURMA: 2° período – 2013/01
Valor: 6,0 pontos

TRABALHO EM GRUPO- JÁ FORMADOS OS GRUPOS EM SALA
OBJETIVO: Entendimento da cidade a partir da análise da área central buscando através das disciplinas a fins definir a formação da cidade a partir do seu traçado, parcelamento do solo, ruas, mobilidade urbana, preservação do patrimônio cultural ,identificação de estilos arquitetônico, desenho ambiental, e materiais de construção presentes na área.
FORMA DE TRABALHO: Será fornecido aos alunos a definição de sete subáreas da área central da cidade para serem divididas entre as equipes – 1 subárea para cada equipe. As equipes farão levantamentos em loco, a partir das áreas definidas, parcelamento do solo e o aerofotogramétrico apresentado em sala devendo ser levantado os seguintes itens e /ou análises:
1.    Apresentação dos seguintes mapas:
1.1.        Uso e Ocupação do solo – comercial , residencial, misto, serviços seguir as cores da maquete
1.2.        Plantas de Fundo-figura
1.2.1.   Destacar malha viária;
1.2.2.   Espaços Privados;
1.2.3.   Perfil Fundiário;
1.2.4.   Espaços Construídos;
Exemplo ver livro  - Introdução aos Desenho Urbano no Processo de Planejamento – Vicente Del Rio - Página 84

2.    Mobilidade Urbana – acessibilidade nas calçadas e nos edifícios – rampa, piso tátil com análise na área de estudo e apresentação de texto e fotos mostrando o tratamento destas áreas;

3.    Equipamentos urbanos – pontos de ônibus, bancos, telefones públicos, caixas de correio, lixeiras – mostrar se existe e a qualidade do mobiliário – fotos e texto

4.    Evolução urbana da área (história e conceitos)

5.    Análise da paisagem urbana: elementos psicológicos do espaço, ambiência (conforto térmico, insolação, arborização)


6.    Análise das tipologias arquitetônicas presentes em cada subárea – Onde for escolhida a quadra para o desenvolvimento do Sky line, deverá ser escolhida duas edificações de valor arquitetônico para ser analisada: estilo, histórico, identificação de elementos que caracterizam o estilo. Os imóveis escolhidos serão fotografados com seus detalhes, foto geral- fachadas descrevendo neste croqui os comentários a respeito da área, sendo apresentado também um croqui do imóvel e destacado os elementos presentes no estilo escolhido.

7.    Deverão ser fotografadas todas as fachadas de um quarteirão escolhido pela equipe dentro da subárea sendo registradas em seqüência para montagem do sky line possibiltando o entendimento da massa volumétrica e gabaritos da área.Nesta montagem deverão ser identificado os estilos presentes, ano da construção e traçado o Sky line abaixo da seqüência fotográfica identificando a massa volumétrica.

8.    Escolha de um imóvel dentro da área de estudo e definição dos materiais e processos utilizados na as construção, sendo mostrado fotos e descrito o material e o processo utilizado;

10. Maquete das quadras levantadas – subárea na escala 1:1000 com escala gráfica e norte magnético contendo a rua, calçada, parcelamento do solo e ocupação com a colocação dos volumes na maquete em escala, sendo que as edificações de valor arquitetônico deverão ser destacada . Deverá ser apresentada a topografia. A maquete deverá ser confeccionada OBRIGATORIAMENTE EM PAPEL PARANA de 2 mm sendo colado o mapa de usos e ocupação do solo das quadras estudadas contendo a rua, o passeio e a volumetria em EVA vermelho na espessura de 4 mm. Na maquete deverá ser colocada a indicação dos usos com alfinete nas cores:
Uso comercial - VERMELHO
Uso residencial - AMARELO
Uso Misto – LARANJA
Uso Institucional – BRANCO
Uso de Serviço - Azul

-O projeto do ateliê de desenho ambiental e seu entorno deve ser apresentado em pranchas, maquete analítica e o memorial descritivo com especificação sumária. Cada grupo terá liberdade para usar qualquer recurso de programação visual que domine, para proporcionar a necessária qualidade de apresentação final das peças gráficas, desde que não faltem as informações técnicas do desenho arquitetônico. No memorial deve constar a trajetória criativa do aluno, o conceito do projeto, a descrição do partido arquitetônico adotado e especificação de materiais. Nas peças gráficas deve haver uma síntese das informações contidas no memorial, porém, estas não dispensarão o texto do memorial desenvolvido em separado. Os desenhos devem ter escala de, no mínimo, 1:50, e deve constar, entre os desenhos, planta-baixa, cortes (no mínimo dois), todas as fachadas (4) e perspectivas (no mínimo duas). A maquete deve permitir a retirada da cobertura para possibilitar a visão das partes internas da construção. O que está sendo aqui chamado de Maquete Analítica.- Nas pranchas deverão ter croquis tanto com relação a análise do espaço urbano quanto do projeto do ateliê que será apresentado.
             
FORMA DE APRESENTAÇÃO: os grupos irão apresentar as pranchas seguindo as especificações do trabalho interdisciplinar com o diagnóstico da área de estudo que constará de textos e fotos e com croquis. As pranchas deverão ter formatação única mostrando a unidade do trabalho e a apresentação da maquete tanto de urbano quanto de arquitetura.

domingo, 5 de maio de 2013

RESTAURO- ATIVIDADES

30 de Abril - Apresentação do Levantamento Concluído

14 de Maio - Apresentação de Estudos de Caso de Restauro

Valor: 5,0 pontos

A partir da pesquisa em Revista AU ou Projeto, escolher um projeto de restauro em bens culturais de preferência que tenham anexos propostos e intervenções no bem cultural.  

Vocês deverão fazer uma lista com os estudos a serem pesquisados individualmente para não haver repetição, as revistas citadas serão a fonte primária de pesquisa, sendo pesquisado mais informações no google e em outras pataformas de pesquisa, com fotos, implantação, situação, demais textos, etc.

A APRESENTAÇÃO DEVERÁ CONTER:

1. Nome do bem;

2. Localização implantação do bem com relação a cidade e entorno;

3. Equipe responsável pelo projeto e ano;

4. Histórico do bem cultural  - Entendimento com relação ao bem. O que era? Quais foram os usos?

5.  O quefoi implantado no bem ? Quais os usos?

6. Planta

7. Vistas e cortes;

A partir do entendimento do projeto descrever o que foi proposto de acordo com o estudado na teoria do restauro, descrever e mostrar através de fotos, plantas, cortes, perspectivas, etc.

IMPORTANTE: Não quero cópia da revista e sim um apresentação perfeita e didática do entendimento  do projeto e suas intervenções a partir do que foi solicitado anteriormente neste documento .

CASO O ESTUDO REPITA QUE APRESENTAR PRIMEIRO SERÁ AVALIADO E A REPETIÇÃO NÃO SERÁ PONTUADA - EVITAR A REPETIÇÃO COM A LISTA QUE PEDI PARA VOCÊS ORGANIZAREM 

     



Desenho de Urbanismo - Roteiro para os Estudos de Caso

              A QUADRA E O LOTE

Data da Apresentação e áreas a serem trabalhadas será divulgado amnha 6 de maio de 2013 no horário da disciplina
Roteiro para o desenvolvimento do proposta
A partir do loteamento definido deverá ser levantado na secretaria de planejamento do município e apresentada as seguintes informações:
1.Data e ano do loteamento
2.Tipo de malha existenteaberta, fechada, ortogonal, radiocentrica, etc.
3.Tipo de loteconvencional, fechado, regular, irregular
4.Planta do loteamento mostrando o traçado
Deverá ser apresentado o tamanho médio das quadra e dos lotes
5. Estudo da atual lei de uso e ocupação do solo mostrando que zona está o lotemento e as restrições urbanisticaTaxa de Oucpação, Coeficiente de Aproveitamento, etc

6.Escolher um lote da área e calcular a máxima ocupação com relação a Taxa de Ocupação e Coeficiente de Aproveitamento,

Apresentar os calculos e o desenho de como ficará a volumetria da máxima ocupação
7. Mostrar na planta do loteamento as áreas verdes e os equipamentos existentes,
8. Mostrar na planta os tipos de vias existentes e o tamanho das principais ruas;
9. Visitar o local e fotografarvias, lotes, quadras, espaços verdes, etc.
OBRIGATÓRIO: FOTO COM A EQUIPE NO LOCAL
10. Croqui do cenário urbano da cidadeentrega individual em papel A4 com nome do grupo em envelope no dia da apresentação – um envelope por grupo
11. Colocar na apresentação os três croquis mais bonitos e significativos da área
APRESENTAÇÃO EM DATASHOW , CASO SEJA NECESSÁRIO A UTILIZAÇÃO DE PLANTAS ESTAS PODERÃO SER COLODAS NO QUADRO NO DIA DA APRESENTAÇÃO