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segunda-feira, 1 de novembro de 2010

DESENHO DE URBANISMO - INTERDISCIPLINAR CRITÉRIOS

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
TRABALHO INTERDISCIPLINAR
TURMA: 2° período
Valor: 6,0 pontos
DISCIPLINAS: Desenho de Urbanismo – Professor Clayton F. Carili
                           Desenho Ambiental – Professor Adailson Pinheiro Mesquita
                        Teoria e critica da arquitetura – Professora. Márcia Cristina Medeiros
TRABALHO EM GRUPO DE  10 PESSOAS
OBJETIVO: Entendimento da cidade a partir da análise da área central buscando através das disciplinas a fins definir a formação da cidade a partir do seu traçado, parcelamento do solo, ruas, mobilidade urbana, preservação do patrimônio cultural e desenho ambiental.
FORMA DE TRABALHO: Será fornecido aos alunos a definição de seis subáreas da área central da cidade para serem divididas entre as equipes – 1 subárea para cada equipe. As equipes farão levantamentos em loco, a partir das áreas definidas.  parcelamento do solo e o aerofotogramétrico apresentado em sala devendo ser levantado os seguintes itens e /ou análises:
1.    Usos – comercial , residencial, misto, serviços
2.    Gabaritos – um pavimento, dois pavimento, três pavimentos , etc
3.    Mobilidade Urbana – acessibilidade nas calçadas e nos edifícios – rampa, piso tátil
4.    Equipamentos urbanos – pontos de ônibus, bancos, telefones públicos, caixas de correio, lixeiras;
5.    Arborização; insolação, análise visual da área (paisagem urbana), Marcos, nós, percursos, limites e bairros; comportamento ambiental,
6.    Evolução urbana da área (história e conceitos)
7.    Análise da paisagem urbana: elementos psicológicos do espaço, ambiência (conforto térmico, insolação, arborização)
8.    Análise das tipologias arquitetônicas presentes na área
As informações de cada parte das subáreas levantadas deverão ser disponibilizadas aos alunos de todos os grupos até o dia 27 de outubro.
A figura abaixo mostra as respectivas subáreas a serem estudadas na área central.


FORMA DE APRESENTAÇÃO: os grupos irão apresentar o banner seguindo as especificações do trabalho interdisciplinar com o diagnóstico da área de estudo que constará de textos e fotos e com croquis.
Cada equipe deverá desenvolver a maquete das quadras levantadas na escala 1:500, contendo a rua, calçada, parcelamento do solo e ocupação com a colocação dos volumes na maquete em escala. Deverá ser apresentado a topografia. A maquete deverá ser confeccionada OBRIGATORIAMENTE EM PAPELÃO ORLY (CINZA) de 2 mm sendo colado o mapa de usos e ocupação do solo das quadras estudadas contendo a rua, o passeio e a volumetria em ISOPOR.
A maquete deverá ser única para cada grupo com as SEIS quadras trabalhadas identificado o número das quadras para que na apresentação que seja montado uma maquete única da turma.

TÉCNICAS RETROSPECTIVAS - CRITÉRIOS E AVALIAÇÕES

Trabalho – Dossiê de Tombamento e Técnicas Construtivas- cRITÉRIOS de avaliação

O trabalho será desenvolvido em grupo
Será escolhido pelos grupos um bem cultural da região para análise e descrição das técnicas construtivas empregadas e para o desenvolvimento do Dossiê de tombamento.

Trabalho Escrito – 7,5 pontos – V2
O trabalho constará dos seguintes itens:
            Capa – 0,5
1.    Introdução -0,5
2.    Histórico do município – 0,5
3.    Histórico do bem cultural – 0,5
4.    Planta (croqui do bem, com medicas básicas e descrição dos cômodos) -0,5
5.    Técnicas Construtivas utilizadas na construção do imóvel (utilizar itens ministrados em sala de aula). Para cada item deverá conter: descrição detalhada das técnicas construtivas -0,5
6.    Ficha de Inventário do bem cultural -0,5
7.    Perímetro de Tombamento (Descrição textual e desenho da delimitação do perímetro) 0,5
8.    Justificativa do Perímetro de Tombamento -0,5
9.    Perímetro de Entorno(Descrição textual e desenho da delimitação do perímetro) 0,5
10.  Justificativa do Perímetro de Entorno – 0,5
11.  Documentação Fotografia (fotos das fachadas, detalhes construtivos, fotos internas, etc, todas com legendas) – 0,5
12.  Procedimento legal para aprovação do tombamento-0,5
13.  Conclusão – 0,5
14.  Bibliografia -0,25
15.  Ficha técnica do trabalho – 0,25
OBS: Caso exista foto histórica do bem estás deverão ser inseridas no trabalho na documentação anexa.

Assessória – 1,5 pontos
Serão avaliados os alunos nas assessórias em grupo, nas aulas referentes ao tema, sendo que para conseguir os pontos destas assessórias os grupos deverão apresentar o que foi desenvolvido na semana

Apresentação do dossiê – 1,0 pontos

Apresentação do trabalho em datashow com os seguintes itens:
            01.Nome do trabalho - Nome da disciplina – nome do grupo- nome do professor
            02.Localização (mapa)
            03. Breve histórico do bem – abordar a importância arquitetônica e histórica do bem cultural
            04. Apresentar a planta
            05. Apresentar as fotos – fachadas, técnicas construtivas, entorno do bem
            06. Apresentar os perímetros de entorno e tombamento – definição e suas delimitação – Porque da definição dos perímetros?

OBS: CADA GRUPO TERÁ um tempo pré determinado PARA APRESENTAÇÃO DO TRABALHO SENDO QUE DEVERÁ SER ENTREGUE O TRABALHO ESCRITO IMPRESSO E UMA CÓPIA DO TRABALHO GRAVADA EM Cd JUNTO COM A APRESENTAÇÃO


Trabalho de Educação patrimonial – criação de cartilha/projeto  – 6 pontos

O trabalho será desenvolvido em grupo
Será escolhido um tema,sendo que o público alvo  será as crianças.
O trabalho constará dos seguintes itens:
            .Capa
            .Conteúdo com textos e desenhos
            . A cartilha deverá ser tratada – colorida
Deverá ser entregue um texto com principais premissas que levaram a elaboração da cartilha como foi apresentada e com relação a educação patrimonial qual foi o recorte e a pesquisa que foi desenvolvida.

PROJETO DE INTERIOR - AVALIAÇÕES E CRITÉRIOS




CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DO BAR

A avaliação será feita em conjunto – Prof. Clayton e Prof. Babi a partir dos itens solicitados:

- Trabalho individual
- Anteprojeto
- Bar: obrigatoriamente o projeto deverá ser temático
- Formato A3
- Entregar com capa rígida e encadernado
- Escala compatível 1/50, 1/100,1/20 com relação aos desenhos a serem apresentados.
- Data de entrega : 06/12 (segunda-feira, entrega e assinatura da ata – 8:30)
- Vista de nota: 09/12.
OBSERVAÇÃO: Todas as pranchas deverão possuir margem, conter informações dos materiais de acabamento utilizados ou informações nas pranchas não deixando nenhuma dúvida.

Itens a serem trabalhados para avaliação:

1- Capa: nome do bar com a logo do mesmo, nome do aluno, nomes dos professores

2- Conceito e tema do bar, colocar a marca com conceito da mesma e nome

3- Programa de necessidades: a partir do cardápio e do tipo de bar definido montar o programa de necessidades
o bar será projetado em um centro comercial

4- Planta com definições dos cômodos, fluxos, mobiliário,etc.
com tratamento e colorir

5- Vistas do bar mostrando todas as soluções, objetos de decoração, mobiliário,balcão (mínimo 3 vistas)

6- Fachada com locação da marca

7- Mobiliário desing (balcão, banco,mesa,cadeira,lustre ou luminária)
Definição com apresentação de plantas , vistas (mínimo 3), perspectiva colorida, descrição materiais e conceitos

8- Perspectiva interna e ou croqui ( mínimo 2)

9- Sinalização do banheiro, caixa, papel de parede- definir modelo e local

OBSERVAÇÃO: Todas as pranchas deverão possuir margem, conter informações dos materiais de acabamento utilizados ou informações nas pranchas não deixando nenhuma dúvida.
 
A FALTA DE ALGUM ITEM EQUIVALERÁ A PERDA DE NOTA