Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

ATELIÊ INTEGRADO - CENTENÁRIO DO PAISAGISTA ROBERTO BURLE MARX


OBJETIVO

· Estudar a importância do paisagista Roberto Burle Marx, vida e obra no ano em que completa o seu centenário de nascimento;
· Proporcionar ao estudante o contato com a vida e obra do paisagista e um reflexão a respeito do meio ambiente e da arte de projetar jardins;
· Possibilitar a integração dos alunos dos diversos períodos do curso de arquitetura e urbanismo a partir de um tema central definido pelo colegiado de curso;
· Despertar no aluno a criatividade, potencial de síntese, análise e de leitura de obras e conceitos do paisagista Roberto Burle Marx.

JUSTIFICATIVA

“Roberto Burle Marx foi um dos maiores paisagistas do nosso século, distinguido e premiado internacionalmente. Artista de múltiplas artes foi também, desenhista, pintor, tapeceiro, ceramista, escultor, pesquisador, cantor e criador de jóias, sensibilidades que conferiram características específicas a toda a sua obra.
Nasceu em São Paulo, a 4 de agosto de 1909, passando a residir o Rio de Janeiro a partir de 1913. De 1928 a 1929 estudou pintura na Alemanha, tendo sido freqüentador assíduo do Jardim Botânico de Berlim, onde descobriu, em suas estufas, a flora brasileira. Seu primeiro projeto paisagístico foi para a arquitetura de Lúcio Costa e Gregori Warchavchik, em 1932, passando a dedicar-se ao paisagismo, paralelamente à pintura e ao desenho.
Em 1949, com a compra de um sítio de 365.000 m2, em Barra de Guaratiba, no Rio de Janeiro, organizou uma grande coleção de plantas. Em 1985 doou esse Sítio, com todo o seu acervo, à extinta Fundação Nacional Pró Memória, atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.
Em 1955 fundou a empresa BURLE MARX & CIA LTDA., pela qual passou a elaborar projetos de paisagismo, fazer a execução e manutenção de jardins residenciais e públicos. Desde 1965, até seu falecimento, contou com a colaboração do arquiteto Haruyoshi Ono. Roberto Burle Marx faleceu no dia 4 de junho de 1994, no Rio de Janeiro, aos 84 anos.”
http://www.burlemarx.com.br/historico.htm
O projeto justifica-se pela importância do paisagista e sua obra, sendo este ano o centenário de nascimento do paisagista e a oportunidade de homenageá-lo e estudar seu trabalho e legado de sua obra as cidades.

PROPOSTA DE TRABALHO

O projeto tem como proposta de trabalho encontros com todos os alunos do curso de arquitetura e urbanismo com o desenvolvimento das seguintes atividades:
1. Exibição do vídeo “Roberto Burle Marx” e discussão entre os alunos e professores da importância do paisagista e de sua obra;
2. Palestra e exposição do projeto da Praça Sérgio Pacheco;
3. Oficina de Instalações e de Bolos.

O ATELIÊ INTEGRADO

Os produtos gerados no Ateliê Integrado serão a execução de uma instalação e de um bolo tendo como referência toda a obra de Roberto Burle Marx.

Número de participantes por grupo: 10 pessoas

Objetivo: Abstrair o que é de mais importante e significativo na obra do autor.

Produtos: Montar uma instalação e confeccionar um bolo para avaliação e comemorar o centenário do artista.

Regras a serem seguidas:
Cada equipe terá um espaço dentro de uma sala para montar a instalação, sendo permitida a utilização de qualquer tipo de material desde que não danifique a estrutura das salas de aula. No término das atividades deverão ser limpas as salas pelas equipes.

As instalações deverão propor algo que seja representativo da obra do autor sendo avaliados os seguintes quesitos:
1. Criatividade;
2. Materiais utilizados;
3. Leitura da obra do autor, ou seja, a instalação consegue envolver as pessoas que aí visitarão e está transmite o que é o Paisagista Roberto Burle Marx
4. Memorial descritivo sucinto que descreva a instalação.
Na instalação deverá ser colocado o bolo que será confeccionado pela equipe. A medida mínima do bolo é de 60x30cm.

O bolo será avaliado os seguintes quesitos:
1. Criatividade e representatividade deste com relação à obra do autor;
2. Integração do bolo com relação à instalação;
3. Sabor.

CRONOGRAMA

A atividade do Ateliê Integrado será parte da Semana da Arquitetura.
· Execução do bolo (no Laboratório de Nutrição): 23 a 25 de novembro
· Apresentação da instalação e do bolo: 26 de novembro

PONTUAÇÃO

Os trabalhos do Ateliê Integrado (instalação e bolo) serão avaliados em 04 pontos da VT.

Banner Apresentado pelo Professor na Reunião Anual de Ciências


sábado, 24 de outubro de 2009

Apresentação da Reunião Anual de Ciências - Presença importantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unitri

Agradecemos a participação de todos na Reunião Anual de Ciências da Unitri, reunião importante que mostra os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelo Centro de Estudos Urbanos, Cultural e da Paisagem nas diversas áreas de pesquisa. Aos alunos Bolsista da FAPEMIG, Parabéns pelas apresentações e pelo trabalho que está sendo desenvolvido por cada um. Aos alunos da arquitetura que escreveram e apresentaram artigos é a oportunidade de apresentar suas pesquisas e artigos.
Como lider do Centro de Estudos Urbanos, Culturais e da Paisagem agradeço a todos e espero a cada ano o fortalecimento e participação do discente do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unitri.

ARQUITETURA DE INTERIORES

Para o desenvolvimento do o Estudo Preliminar com o tema Bar é necessário conhecer e seguir algumas legislações da Vigilância Sanitária que regulamenta as boas práticas para serviços de alimentação.
Lei e estude as recomendações, elas serão importantes para definição deos espaços de apoio e cozinha do bar.
Não esqueças : O que o bar vai servir? Quais são os equipamento necessário para manipilação e preparo destes alimentos?

CLIQUE NO TÍTULO E CONFIRA A RESOLUÇÃO 216 DE 15 DESETEMBRO DE 2004 que Dispões sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentos

domingo, 18 de outubro de 2009

Aluno Bolsista em Trabalho em Estrela do Sul/MG


Foto do aluno em pesquisa ao livro do tombo na Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens em Estrela do Sul /MG
O aluno André Luz está desenvolvendo o trabalho de pesquisa de catalogação histórica, fotográfica e o levantamento arquitetônico de todas as igrejas com interesse de preservação do município de Estrela do Sul. O trabalho tem o apoio da FAPEMIG e é orientado pelo Prof. Clayton F. Carili na linha de pesquisa - Gestão do Patrimônio Cultural . No final da pesquisa pretende-se publicar um livro com o material pesquisado para a divulgação da pesquisa e a importância dos bens culturais religiosos do município de Estrela do Sul com o desenvolvimento do projeto de educação patrimônial - Conhecendo Estrela do Sul A partir de suas Igrejas , com palestras dos pesquisadores, exposição dos croquis das igrejas feitas pelo o aluno e o lançamento do livro com a distribuição gratuita.

sábado, 10 de outubro de 2009

ARQUITETURA DE INTERIOR - TRABALHOS

Estudo Preliminar Loja - Entrega: 28/10/2009

Deverá ser entregue o estudo em formato A3; encadernado com os seguintes itens.
Capa
-Nome da Loja
-Nome do Professor
-Nome da Disciplina
-Nome da Dupla

Prancha 1

Planta de situação atual da loja, descrevendo os principais condicionantes do projeto, o programa de necessidades, o que tem na loja e o porque do nome da loja.

Prancha 2

Conceito da proposta e ou estilo/características do ambiente que serão utilizadas no projeto.
Planta com proposta.
Cotas
Caso seja demolidos parede/ ou construído utilizar a seguinte legenda:

parede com linha cheia - Alvenaria existente

parede pontilhada - Alvenaria a demolir

parede colorida internamente - Alvenaria a construir

Na planta deverá conter o mobiliário e o desenho com tratamento. Colorir

Prancha 3

Fachada mostrando se houve alterações ou agregou novos elementos. ( Toldos, marquises, etc) Escrever informações importantes.

Prancha 4

Croquis- pelo menos dois um interno e outro externo. Quantos forem necessários para compreensão do projeto
Os croquis tem como objetivo tirar dúvidas e o entendimento da decoração, volume do mobiliário, balcões, provadores, araras, nichos, etc.
Se quiser pode fazer croquis separados do mobiliário.

Serão avaliados
1 - Desenho
2 - Formatação
3 - Criatividade da proposta
4 - Apresentação do trabalho

Não será aceito trabalho fora do formato e que não estiver encadernado.

Tome Cuidado
- Desenho
- Espessura de penas e linhas
- Formatação do trabalho
- Etc


Bar – Entrega -Dia 21/10/2009

Entrega de um estudo de caso pelos grupos com o tema Bar. Escolher um bar que vocês gostem a partir de pesquisas em livros, revistas, sites. Formato A4 em pasta. Deverão conter planta, fotos, texto descrever o local, programa, o que chamou a atenção, materiais utilizados, tema do bar.

PROJETO DE URBANISMO II - PRÉ REQUISITOS PARA O DESENVOLIVMENTO DO PROJETO DE CIDADE

Cidade para 20 mil habitantes deverá deixar a previsão para 40 mil habitantes com a definição da área de expansão. No projeto deverá aparecer o perímetro urbano no projeto será solicitado os seguintes desenhos e/ou definições.
1 – Planta com o traçado viário e o parcelamento do solo-lotes.
2 – Planta de zoneamento com a definição das áreas, criar sua própria nomenclatura;
Ex.: ZPP – Zona de Preservação Permanente;
ZR1 – Zona Residencial 1;
ZI – Zona Industrial;
ZEC – Zona de Expansão da Cidade;
3 – Nas zonas deverão ser determinados os índices urbanísticos;
C.A – Coeficiente de Aproveitamento;
T.O – Taxa de Ocupação;
Recuos – Frontal, fundos, lateral;
Deverá ser calculado pelo menos um lote por área (zona) para o entendimento das áreas e da máxima volumetria a ser atingida em cada área, não esqueça que dos índices urbanísticos, são importantes para definirmos a imagem da cidade.
Índices > hierarquia da viária > imagem da cidade
4 – Cortes da cidade pelo menos dois, mostrando a topografia e os volumes gerados com a definição da lei de ocupação do solo
5 – Perfis das vias de acordo com a hierarquia e a proposta.
6 – Definição do local onde serão instalados os principais equipamentos da cidade:
o Postos de saúde;
o Prefeitura;
o Posto policial;
o Delegacia;
o Estação de tratamento de água;
o Templos religiosos;
o Cemitérios;
o Estação de tratamento de esgoto;
7 – Tipologia dos principais lotes;

sábado, 3 de outubro de 2009

OPORTUNIDADE!!! CONFIRA VIAGEM A SÃO PAULO



Roteiro viagem São Paulo
Saída dia 30 de outubro 23 horas praça Tubal Vilela
Dia 31 (Ssábado)
 Café da manhã posto Graal 51 8 horas
 Cidade universitária,visita a FAU
 Instituto Tomie Ohtake 10 horas
 Secs Pompeia (almoço) 12 horas
 8ª Bienal Internacional de Arquitetura (R$6,00) estudantes (Confirmar) 13:00
 Hotel formule 1 Paraíso
 (opcional) Teatro "A Comédia dos Erros" inicio as 21:00 Baseada em peça de William Shakespeare. Ingresso (R$ 29,00)
Dia 1 (Domingo)
 Café da manhã no hotel 8 horas;
 Centro Cultural de São Paulo;
 Estação de metrô Paraíso; (R$ 2, 10)
 Estação da Sé;
 Centro Cultural Banco do Brasil;
 Centro Histórico;
 Mercado municipal (almoço)
 Estação da Luz
 Museu da Língua Portuguesa (R$ 6,00)
 Pinacoteca (Exposição Matisse primeira vez na America latina) (R$ 3,00) meia
 Hotel formule 1 (ônibus)
 Noite livre
Dia 2 (Segunda-feira, feriado)
 Café da manhã no hotel 8 horas
 Praça Victor Civita
 Museu da Casa Brasileira (R$ 2,00)
 Shopping Cidade Jardim (almoço)
 Ponte Octavio Frias
 MASP (R$ 7,00) meia
 Retorno
R$ 240,00 quem for ao teatro acrescentar R$ 29,00 para compra antecipada. Data para o pagamento até dia 19 de outubro. (garantia da vaga somente mediante pagamento)
Incluso todo trajeto feito por ônibus, ida e volta, duas noites no hotel Formule 1, com café da manhã. Os ingressos para entradas em museus não estão inclusas. Acompanhamento pelos professores Adailson e Clayton.
Ao aluno Breno/5º período parabéns pela iniciativa e organização da viagem!!!!!!!!!!!